Boa tarde!
Ontem foi o baile de finalistas na minha escola secundária em Portugal. O baile dos meus colegas e amigos, onde eu marcaria presença se ainda lá estivesse. Esta festa marca o fim da passagem dos meus colegas pela escola - 12 anos de trabalho duro mas também de amizades, de zangas, de brigas, de visitas de estudo, de professores chatos e outros inspiradores, de horas de almoço nas escadas do bloco. Muitas coisas não acabam por aqui - de todas as listadas, acho que só as visitas de estudo param. Mas mesmo assim, fica a sensação de término.
Eu não estava lá para partilhar este momento único com os meus amigos, mas também sinto esse fim. O final de um percurso e o início de outro, mais duro provavelmente, mas também mais independente, mais nosso. Para mim ainda faltam mais seis meses, mas para os meus ex-colegas falta uma semana para dizerem adeus à escola que os viu crescer durante seis anos e mergulharem de cabeça nos exames, nas inscrições para a universidade e, posteriormente, na entrada para o ensino superior. Não sei se hei-de invejá-los, de me entristecer por não estar com eles, ou de festejar o tempo que me resta, pois tal significa mais tempo para decidir o que fazer com a minha vida.
Parabéns, 12º anos de 2012/2013. A vossa passagem pela escola está quase a terminar. Parabéns por aguentarem a pressão dos exames e das médias, os professores aborrecidos, os trabalhos e testes todos na mesma semana. Parabéns por passarem à próxima fase das vossas vidas. Espero que saibam que estou do lado de cá a apoiar-vos no mês difícil que se aproxima com os exames e tudo mais.
E agora fico à espera de Dezembro e do meu próprio baile de finalistas.
Até à próxima,
Mariana