Olá!
Hoje estou aqui porque decidi partilhar com vocês os meus pensamentos sobre Buenos Aires.
A minha primeira impressão foi boa (mesmo estando a dormir no táxi e só ter aberto os olhos em plena 9 de Julio) - os passeios pareciam limpos, as ruas tinham iluminação, e desde aí que a cidade começou a mostrar parecenças com Madrid. Parecenças que não diminuíram com o tempo, só aumentaram.
No primeiro dia, andei mais a ver a parte histórica/política da cidade. E como a Casa Rosada em arquitectura não lembra nada a Europa, ainda estava meio que localizada na América do Sul. Foi só a partir do segundo dia, e mais ainda quando fomos à Recoleta (bairro de Buenos Aires), que comecei literalmente a sentir-me como se estivesse numa cidade europeia. As semelhanças com Madrid era tantas! Desde o momento em que saí do metro na Recoleta que perdi noção da cidade em que estava. Claro que isso saiu em favor de Buenos Aires,e talvez por causa de tal "confusão" eu tenha gostado tanto da cidade.
Na verdade, eu sempre fui muito apegada ao meu velho continente. Gosto mesmo muito dele. Acho que é o mais cultural, o mais histórico, o mais bonito... desculpas a quem não é europeu, é simplesmente uma opinião pessoal. Além disso, por praticabilidade e oportunidade viajei pouco para fora da Europa: Egipto, Tunísia, e a Turquia (que também conta por causa da dupla continentalidade) são as excepções.
Estar a viver tão longe de algo que me era tão querido cria saudades. E são tantas! Nem vou começar a falar das saudades das pessoas, e das minhas coisas, do meu antigo quotidiano... isso é para outro post. Eu sinto realmente falta de respirar o ar de Lisboa, de ver a cor do céu... E essas saudades acabam por se aplicar à Europa.
Buenos Aires, para mim, conseguiu fazer a mais perfeita união entre a América do Sul e o legado europeu (que eu tenha visto até agora, que foi pouco). E isso só fez com que a cidade me tocasse mais ao coração. Mesmo com algumas coisas muito sul-americanas (suponho eu que sejam), e com coisas próprias, como o tango, havia momentos que me sentia na Europa - ou seja, em casa. Até dei por mim, em tom de brincadeira, a perguntar ao meu pai porque é que a oportunidade não tinha surgido para Buenos Aires... porque mesmo com a língua diferente, eu podia sobreviver se conseguisse apanhar aqueles "ares" todos os dias.
Portanto, como devem imaginar, eu gostei MUITO de Buenos Aires. E se alguma vez se perguntaram como seria Buenos Aires ou alguma vez tiveram vontade de visitá-la, acho que merece a pena satisfazerem essa curiosidade.
Seguem-se algumas fotos tiradas por mim em Buenos Aires...
Livraria El Ateneo - Grand Splendid |
pormenor de janela na Casa Rosada |
Candeeiro na Recoleta |
Decorativo na Casa Rosada |
Candeeiro no Café Tortoni |
Entrada do Café Tortoni |
Até à próxima, beijinhos.
Mariana