segunda-feira, 21 de maio de 2012

Acerca de Buenos Aires

Olá!
Hoje estou aqui porque decidi partilhar com vocês os meus pensamentos sobre Buenos Aires. 
A minha primeira impressão foi boa (mesmo estando a dormir no táxi e só ter aberto os olhos em plena 9 de Julio)  - os passeios pareciam limpos, as ruas tinham iluminação, e desde aí que a cidade começou a mostrar parecenças com Madrid. Parecenças que não diminuíram com o tempo, só aumentaram.
No primeiro dia, andei mais a ver a parte histórica/política da cidade. E como a Casa Rosada em arquitectura não lembra nada a Europa, ainda estava meio que localizada na América do Sul. Foi só a partir do segundo dia, e mais ainda quando fomos à Recoleta (bairro de Buenos Aires), que comecei literalmente a sentir-me como se estivesse numa cidade europeia. As semelhanças com Madrid era tantas! Desde o momento em que saí do metro na Recoleta que perdi noção da cidade em que estava. Claro que isso saiu em favor de Buenos Aires,e talvez por causa de tal "confusão" eu tenha gostado tanto da cidade. 
Na verdade, eu sempre fui muito apegada ao meu velho continente. Gosto mesmo muito dele. Acho que é o mais cultural, o mais histórico, o mais bonito... desculpas a quem não é europeu, é simplesmente uma opinião pessoal. Além disso, por praticabilidade e oportunidade viajei pouco para fora da Europa: Egipto, Tunísia, e a Turquia (que também conta por causa da dupla continentalidade) são as excepções. 
Estar a viver tão longe de algo que me era tão querido cria saudades. E são tantas! Nem vou começar a falar das saudades das pessoas, e das minhas coisas, do meu antigo quotidiano... isso é para outro post. Eu sinto realmente falta de respirar o ar de Lisboa, de ver a cor do céu... E essas saudades acabam por se aplicar à Europa.
Buenos Aires, para mim, conseguiu fazer a mais perfeita união entre a América do Sul e o legado europeu (que eu tenha visto até agora, que foi pouco). E isso só fez com que a cidade me tocasse mais ao coração. Mesmo com algumas coisas muito sul-americanas (suponho eu que sejam), e com coisas próprias, como o tango, havia momentos que me sentia na Europa - ou seja, em casa. Até dei por mim, em tom de brincadeira, a perguntar ao meu pai porque é que a oportunidade não tinha surgido para Buenos Aires... porque mesmo com a língua diferente, eu podia sobreviver se conseguisse apanhar aqueles "ares" todos os dias. 
Portanto, como devem imaginar, eu gostei MUITO de Buenos Aires. E se alguma vez se perguntaram como seria Buenos Aires ou alguma vez tiveram vontade de visitá-la, acho que merece a pena satisfazerem essa curiosidade.
Seguem-se algumas fotos tiradas por mim em Buenos Aires...

Livraria El Ateneo - Grand Splendid
pormenor de janela na Casa Rosada
Candeeiro na Recoleta
Decorativo na Casa Rosada

Candeeiro no Café Tortoni
Entrada do Café Tortoni


Até à próxima, beijinhos.
Mariana



terça-feira, 15 de maio de 2012

Explorando Por Aí

Ao fim de quase duas semanas, estou de volta. Na realidade, não estive a preguiçar em casa: viajei numa semana para Buenos Aires, e na outra para Paraty (esta com a escola). Amei as duas viagens. Por razões bem diferentes, os dois sítios quase me conquistavam - infelizmente, a minha veia europeia não me larga e sinto sempre saudades do meu velho continente. 

Buenos Aires foi como respirar ares europeus em plena América do Sul - e que falta eles me faziam. Monumentos, edifícios imponentes, história, andar todo o dia pelas ruas... Já sentia falta. À noite ainda me assustava um pouco porque os sites e as pessoas são as primeiras a alertar-me com a insegurança nalguns pontos da cidade: e eu não sou propriamente a pessoa mais corajosa do bairro. Mas adorei. Desde a Casa Rosada à Avenida Florida (lojas), tudo me pareceu muito bem e passei um super-agradável fim-de-semana alargado. 

Paraty foi diferente. Vocês sabem: viagem escolar, gente da nossa idade... A animação foi obviamente maior. E se a parte histórica em si não me deixou de boca aberta, grande parte devido à falta de restauro e conservação do património, já a beleza natural do local era estonteante. Meu Deus! Eu por momentos tive dificuldade em acreditar que aquilo era visita de estudo - andar num barco pelo Saco de Mamanguá, a ver as colinas verdejantes da mata atlântica virem ter à praia de areia branca que terminava naquela água calma e límpida, não é de todo a maneira mais fácil de me acordar para a realidade. E  houve momentos em que não estava mesmo a trabalhar - como cada grupo tinha seu tema, no mar,  a fazer snorkling, não podia fazer mais do que apreciar a paisagem, visto que o meu tema é de Sociologia e eu não podia entrevistar os peixinhos... Quanto ao pessoal, foi muito bom conhecer o resto dos alunos do meu ano, e aproximar-me daqueles que já conhecia. O balanço não podia ser mais positivo!

E foi isso que andei a fazer nos últimos dias... Não sei bem se isto é Pessoal ou se se encaixa no (Sobre)vivendo no Brasil, mas como é uma experiência aqui perto e até falo das pessoas, vai para o 2º. Podem dar a vossa opinião, juro que não me importo. E sigam-me, se acharem que vale a pena.

Até à próxima,
Mariana

sábado, 5 de maio de 2012

Vamos lá!...

Olá!
Eu tinha dito, no meu primeiro post, que queria fazer um blog "bem arrumadinho". Por isso, não achem isto estranho: quero que fique claro para todos o que pretendo expor e que temáticas vou desenvolver (até para mim, acreditem). Então vamos lá estruturar isto:
O primeiro tópico, chamemos-lhe assim, são os contrastes entre Portugal (representado mais por Lisboa, peço desculpa ao resto do meu encantador país) e o Brasil (representado por São Paulo porque, na realidade, é a única parte que conheço e onde estou neste momento). Esta temática já desenvolvi quando expliquei o porquê do nome do blog - e vão assim encontrá-la com a etiqueta Lisboa e São Paulo. Nesta etiqueta, para além de algumas comparações, também vai constar alguns elogios, tanto a um como o outro. P.S.: Não me levem muito a peito.
Outro tópico são as experiências interessantes (que terá a etiqueta de (Sobre)vivendo no Brasil - sujeito a alteração), onde pretendo contar alguns episódios que por alguma razão achei pertinentes, sejam tradições e festas que vivencie ou passeios meus pelos arredores aqui de São Paulo ou mesmo pelo restante Brasil; além disso, também irá conter a convivência com os brasileiros - e aqui, se não tenho que dizer... Fiquem por aí (muahahahah).
Finalmente, espero que não se importem se discorrer sobre uma pequena e (não tão) privada parte da minha vida, como pensamentos acerca de tudo isto, além de "relato pessoal" de como foi chegar até aqui - e como será daqui para a frente. A etiqueta será Pessoal (também sujeito a alteração). 
Resumindo, cinco tópicos agrupados em três etiquetas:
  • Contrastes entre Portugal - Lisboa e Brasil - São Paulo;
  • Mostrar características positivas dos dois lados;
  • Experiências interessantes;
  • Conviver com o brasileiro;
  • Pequeno relato pessoal.
E ora aqui está! Espero que não achem muito "técnico". Na realidade, vão ver que algumas coisas irão se  encaixar em dois tópicos, e que eu acabo por ser bem mais descontraída quanto a isto (mas esperemos que não, se não isto ainda vira um daqueles blogs/diários fatelas... e eu já passei por aí, e não é para repetir).

Fiquem por aí! Beijinhos,
Mariana