Ao fim de quase duas semanas, estou de volta. Na realidade, não estive a preguiçar em casa: viajei numa semana para Buenos Aires, e na outra para Paraty (esta com a escola). Amei as duas viagens. Por razões bem diferentes, os dois sítios quase me conquistavam - infelizmente, a minha veia europeia não me larga e sinto sempre saudades do meu velho continente.
Buenos Aires foi como respirar ares europeus em plena América do Sul - e que falta eles me faziam. Monumentos, edifícios imponentes, história, andar todo o dia pelas ruas... Já sentia falta. À noite ainda me assustava um pouco porque os sites e as pessoas são as primeiras a alertar-me com a insegurança nalguns pontos da cidade: e eu não sou propriamente a pessoa mais corajosa do bairro. Mas adorei. Desde a Casa Rosada à Avenida Florida (lojas), tudo me pareceu muito bem e passei um super-agradável fim-de-semana alargado.
Paraty foi diferente. Vocês sabem: viagem escolar, gente da nossa idade... A animação foi obviamente maior. E se a parte histórica em si não me deixou de boca aberta, grande parte devido à falta de restauro e conservação do património, já a beleza natural do local era estonteante. Meu Deus! Eu por momentos tive dificuldade em acreditar que aquilo era visita de estudo - andar num barco pelo Saco de Mamanguá, a ver as colinas verdejantes da mata atlântica virem ter à praia de areia branca que terminava naquela água calma e límpida, não é de todo a maneira mais fácil de me acordar para a realidade. E houve momentos em que não estava mesmo a trabalhar - como cada grupo tinha seu tema, no mar, a fazer snorkling, não podia fazer mais do que apreciar a paisagem, visto que o meu tema é de Sociologia e eu não podia entrevistar os peixinhos... Quanto ao pessoal, foi muito bom conhecer o resto dos alunos do meu ano, e aproximar-me daqueles que já conhecia. O balanço não podia ser mais positivo!
E foi isso que andei a fazer nos últimos dias... Não sei bem se isto é Pessoal ou se se encaixa no (Sobre)vivendo no Brasil, mas como é uma experiência aqui perto e até falo das pessoas, vai para o 2º. Podem dar a vossa opinião, juro que não me importo. E sigam-me, se acharem que vale a pena.
Até à próxima,
Mariana
Sem comentários:
Enviar um comentário