domingo, 16 de novembro de 2014

Ceará

Boa tarde!
No início de Setembro passei uma semana perto de Fortaleza, capital do Ceará, estado do Nordeste do Brasil. 

Praia de Porto das Dunas

1º facto: Os estados nordestinos não são todos iguais. Vivendo em São Paulo, passo o tempo a ouvir piadas sobre o nordeste. Até agora, só tinha visitado Salvador da Baía, e conhecido gente que lá tinha nascido, e essas pessoas sempre ouvem uma piada por dia, e normalmente essa piada pode ser aplicada a qualquer outra pessoa nascida em qualquer outro estado do nordeste brasileiro. Mas a primeira coisa que notei foi como cearense faz piadas sobre outros estados nordestinos também - como Baía, por exemplo. Logo, note-se que os estados do Nordeste são diferentes entre si. Têm danças, pratos e trajes típicos diferentes. Pernambuco tem forte influência holandesa, por exemplo. Forró é cearense, mas axé é baiano.´

Praia do Morro Branco
2º facto: Nordeste é realmente diferente do Sul/Sudeste do país. E não estou a falar de economia (eu evito esse assunto como a praga, não porque não me interesse, mas porque não vale a pena gerar dicussão...). Gastronomia, clima, e cada aspecto da vida de um nordestino consegue ser muito diferente de o de um paulista. Paulista ama carne, e grande parte nem come peixe. Gastronomia nordestina é forte no peixe e no marisco (e esses pratos são MUITO mais baratos). Setembro estava tão ventoso que às vezes até doía, mas estava sol, e não havia qualquer resquício do Inverno que ainda se podia sentir em São Paulo. Vários descreveram que dormem em redes em casa, mesmo que possam comprar uma cama - acabam por preferir o conforto da rede. Verdade, rede é confortável, mas eu, como os paulistas, também não trocaria a minha caminha.

Praia da Canoa Qurbrada
3º facto: As praias nordestinas são praias a sério. Praia paulista irrita-me. O areal é curto e está coberto de mesas e cadeiras de esplanada dos cafés, onde sujam a areia, me impedem a mim de estender a toalha no chão, o que ninguém faz, e dizem as pessoas que a àgua não é muito limpa. Nordeste tem areais grandes, de areia fina e clara e mar azul e quente (uhuh! that's what I came here for!) - infelizmente estava com muitas ondas, porque estávamos na época mais ventosa, segundo o guia.

Pôr-do-sol perto de Canoa Quebrada
4º facto: FAZ MUITO VENTO. Isso levou-os a instalar centrais éolicas no Nordeste, o que é ótimo, mas cria ondas, atira areia "zangada" às minhas pernas e despenteava-me a cada 5 minutos. Quando fizemos o passeio pelas dunas, não podia abrir os olhos, o que meio que retirou um pouco à experiência, de resto muito boa.

Dunas de Cumbuco
Durante a nossa viagem ficámos num dos resorts do BeachPark, o parque aquático com o escorrega de água mais alto do mundo (não fui nesse, não. Sou uma criança com medo de adrenalina). Fomos até Canoa Quebrada, Morro Branco, Fortaleza e Cumbuco. Ficou por ver Jeriquaquara, porque era demasiado longe de onde estávamos.

Cumbuco
Ceará é lindo! Visitem, se tiverem a oportunidade.
Até à próxima.
Mariana

Sem comentários:

Enviar um comentário