No início de Setembro passei uma semana perto de Fortaleza, capital do Ceará, estado do Nordeste do Brasil.
Praia de Porto das Dunas |
1º facto: Os estados nordestinos não são todos iguais. Vivendo em São Paulo, passo o tempo a ouvir piadas sobre o nordeste. Até agora, só tinha visitado Salvador da Baía, e conhecido gente que lá tinha nascido, e essas pessoas sempre ouvem uma piada por dia, e normalmente essa piada pode ser aplicada a qualquer outra pessoa nascida em qualquer outro estado do nordeste brasileiro. Mas a primeira coisa que notei foi como cearense faz piadas sobre outros estados nordestinos também - como Baía, por exemplo. Logo, note-se que os estados do Nordeste são diferentes entre si. Têm danças, pratos e trajes típicos diferentes. Pernambuco tem forte influência holandesa, por exemplo. Forró é cearense, mas axé é baiano.´
Praia do Morro Branco |
2º facto: Nordeste é realmente diferente do Sul/Sudeste do país. E não estou a falar de economia (eu evito esse assunto como a praga, não porque não me interesse, mas porque não vale a pena gerar dicussão...). Gastronomia, clima, e cada aspecto da vida de um nordestino consegue ser muito diferente de o de um paulista. Paulista ama carne, e grande parte nem come peixe. Gastronomia nordestina é forte no peixe e no marisco (e esses pratos são MUITO mais baratos). Setembro estava tão ventoso que às vezes até doía, mas estava sol, e não havia qualquer resquício do Inverno que ainda se podia sentir em São Paulo. Vários descreveram que dormem em redes em casa, mesmo que possam comprar uma cama - acabam por preferir o conforto da rede. Verdade, rede é confortável, mas eu, como os paulistas, também não trocaria a minha caminha.
Praia da Canoa Qurbrada |
3º facto: As praias nordestinas são praias a sério. Praia paulista irrita-me. O areal é curto e está coberto de mesas e cadeiras de esplanada dos cafés, onde sujam a areia, me impedem a mim de estender a toalha no chão, o que ninguém faz, e dizem as pessoas que a àgua não é muito limpa. Nordeste tem areais grandes, de areia fina e clara e mar azul e quente (uhuh! that's what I came here for!) - infelizmente estava com muitas ondas, porque estávamos na época mais ventosa, segundo o guia.
Pôr-do-sol perto de Canoa Quebrada |
4º facto: FAZ MUITO VENTO. Isso levou-os a instalar centrais éolicas no Nordeste, o que é ótimo, mas cria ondas, atira areia "zangada" às minhas pernas e despenteava-me a cada 5 minutos. Quando fizemos o passeio pelas dunas, não podia abrir os olhos, o que meio que retirou um pouco à experiência, de resto muito boa.
Dunas de Cumbuco |
Durante a nossa viagem ficámos num dos resorts do BeachPark, o parque aquático com o escorrega de água mais alto do mundo (não fui nesse, não. Sou uma criança com medo de adrenalina). Fomos até Canoa Quebrada, Morro Branco, Fortaleza e Cumbuco. Ficou por ver Jeriquaquara, porque era demasiado longe de onde estávamos.
Cumbuco |
Ceará é lindo! Visitem, se tiverem a oportunidade.
Até à próxima.
Mariana
Sem comentários:
Enviar um comentário